segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O Sobrevivente (1987)

O Sobrevivente (The Running Man, EUA, 1987)
Direção: Paul Michael Glaser
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Maria Conchita Alonso, Yaphet Kotto, Richard Dawson, Jim Brown, Jesse Ventura, Erland Van Lidth, Gus Rethwisch, Professor Toru Tanaka, Mick Fleetwood, Karen Leigh Hopkins, Edward Bunker, Anthony Pena.
SINOPSE: Num futuro autoritário, um homem erroneamente julgado culpado deve tentar escapar de sua execução pública, que será realizada durante um popular programa de televisão onde prisioneiros são perseguidos até a morte por excêntricos gladiadores.











O Sobrevivente é uma adaptação bastante livre do romance The Running Man, escrito por Stephen King em 1982 sob o pseudônimo de Richard Bachman. Interessante notar que dos cinco livros escritos usando o nome falso, King só entregou um romance de horror (A Maldição do Cigano). As outras obras contêm muito pouco ou mesmo nada em elementos sobrenaturais, e O Sobrevivente é um deles. A mudança de tom fez muito bem, especificamente nesse livro, que considero, talvez, o melhor de Bachman. Uma distopia elegante, rápida e furiosa sobre um futuro próximo onde a mídia controla a população e a televisão exibe vários programas que fazem o leitor pensar duas vezes na definição do que é, de fato, um reality show. O mais famoso desses programas chama-se The Running Man e envolve a perseguição implacável de um ou mais pobres loucos, geralmente da parte mais marginal da cidade, que se voluntariam para serem potencialmente trucidados por caçadores sádicos profissionais contratados pela emissora de TV e queridinhos do público sedento por sangue.



O filme se passa no ano de 2019, de acordo com o filme dois anos após uma recessão econômica global que deixou escassos os recursos naturais, comida e petróleo; e gerando um governo totalitário e milhões de pessoas vivendo em condições subumanas, tendo a Televisão controlada pelo Estado e todas as formas de arte censuradas. Ben Richards (Schwarzenegger) é um militar piloto de helicóptero que se recusa a cumprir ordens de atirar em uma multidão de pessoas que protestava por comida, e é preso pela insolência. Conseguindo fugir, ele se une a um grupo de dissidentes e acaba aceitando, sob ameaças, participar do jogo que dá nome ao filme. Lá ele e seus companheiros de ~guerrilha~ (Kotto e McIntyre) junto com a voluptuosa Amber (Conchita Alonso) devem não somente lutar por suas vidas, tendo a população torcendo contra eles e originais caçadores como o Sub-Zero (Tanaka), mas também buscam encontrar o satélite de transmissão da TV para desmascarar e tentar despertar o povo contra quem os controla.

Ainda que tematicamente bem menos complexo e ambicioso do que a obra que lhe serve de base, o longa comandado pelo então maior astro do cinema de ação, Arnold Schwarzenegger, acaba servindo como diversão de primeira, se desconsiderarmos qualquer relação com o romance. O roteiro formulaico e previsível não impede que o espectador se delicie com o clima oitentista-futurista (onde até mesmo fitas de VHS são vistas e o uso de celulares é inexistente) e com o carisma do elenco principal. Infelizmente falta coragem em transformar a produção em mais do que um mero passatempo.




Uma lista das várias diferenças entre filme e livro é mostrada a seguir (CONTÉM SPOILERS):
  • O filme se passa em 2019; o livro em 2015;
  • Enquanto o filme se passa na Califórnia o romance se passa na costa norte dos EUA, em estados como Nova York e Maine;
  • No livro Ben Richards entra voluntariamente no jogo, pois vive em uma zona paupérrima do estado e almeja ganhar o dinheiro para salvar sua filha e esposa, algo completamente diverso do perfil e das motivações de Richards no filme;
  • No livro Richards é rotulado como inimigo do estado, e tem trinta dias para sobreviver à caça, ganhando cem dólares por hora de sobrevivência, bem como mais cem para cada caçador morto por ele. Ele pode viajar para qualquer lugar do mundo, desde que deixe dois logs de sua trajetória gravados por dia.
  • Apesar de que, em ambas as obras, Richards tem a oportunidade de se tornar um dos caçadores contratados pela emissora, no romance o final é pessimista e não convencional, com Richards sequestrando um avião e se lançando contra o edifício dos Jogos, matando Killian e todos que lá estão.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e elogios ;) são bem vindos. Fique à vontade para comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...